Desembargador José Sebastião Fagundes Cunha

ABERTURA DO 2° CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROCESSUAL É REALIZADA NO TJPR

Na última terça-feira (20/09), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) sediou a abertura do 2º Congresso Internacional de Direito Constitucional Processual. O evento é coordenado pelo Instituto Paranaense de Direito Processual (IPDP), com o apoio do TJPR, por meio da Escola Judicial do Paraná (EJUD).

Segundo o membro fundador do IPDP, desembargador José Sebastião Fagundes Cunha, o congresso traz, desde a primeira edição, experiências de outros países que já possuem um Código de Processo Constitucional e também a experiência de países que estudam profundamente sobre o tema.

Na abertura, as palestras foram ministradas pela professora doutora Teresa Arruda Alvim, e pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Fabio Dutra e Antônio Carlos Esteves Torres. A programação vai até o dia 21 de outubro, com palestras ao vivo, a partir das 18h, com transmissão pelo site do evento. Os palestrantes são juristas de renome internacional, ministros de Supremas Cortes, Cortes regionais e docentes especialistas da área. Entres eles, o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto.

Compuseram a mesa principal na abertura do congresso: o primeiro vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osório Morais Panza; o presidente do IPDP, desembargador Eduardo Augusto Salomão Cambi; o membro fundador do IPDP, desembargador José Sebastião Fagundes Cunha; a representante da Procuradoria-geral de Justiça do Estado do Paraná, doutora Samia Saad Galloti Bonavides; o representante da Câmara Federal, deputado Aliel Machado;  e, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), a doutora Fernanda Valério Garcia da Silva.

Revista Gralha Azul

Durante a abertura do congresso, também foi realizado o lançamento da 13ª Revista Gralha Azul, periódico bimestral do TJPR, que reúne textos originais de interesse das áreas de Direito, Justiça e Sociedade.

As três últimas edições da revista foram desenvolvidas com artigos voltados para o tema de Direito Constitucional Processual, elaborados por juristas renomados das Américas Central e Sul, Portugal e Espanha. Essa edição especial fez uma homenagem ao professor Arruda Alvim, enaltecido também no congresso.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras Postagens